-
Técnica/Serviço
-
Marcas
-
Informações
-
Referências
Empilhador
O termo empilhadeira se enquadra na categoria de Camiões industriais e destina-se a auxiliar o transporte de paletes. A empilhadora tira o seu nome dos dois dentes chamados "garfos". É claro que não só é possível transportar paletes, como também caixas ou mesmo troncos. Eles têm um impulso e são controlados por pessoas.
Antes de uma empilhadeira ser colocada em funcionamento, é absolutamente necessária uma instrução sobre o seu uso e segurança. A pessoa responsável pela empilhadeira também deve ter uma licença de empilhadeira. Se a utilização da empilhadeira estiver envolvida no tráfego rodoviário, as regras do regulamento de trânsito rodoviário também devem ser observadas.
Os dois garfos (também chamados de dentes), que normalmente podem ser movidos na vertical com o sistema hidráulico, pegam a mercadoria (garfo). A outra parte essencial é a unidade de elevação ou mastro de elevação. A capacidade de elevação do empilhador varia em função do seu tamanho e peso. Uma empilhadeira pode ser operada com motor a gás líquido, diesel, gás natural ou elétrico. A versão eléctrica é particularmente adequada para espaços fechados, como armazéns, uma vez que evitam emissões poluentes. O sistema hidráulico permite a inclinação, elevação e, em certa medida, a direcção (no caso de camiões com motor a combustão). Para obter um pequeno círculo de viragem, os empilhadores têm um grande ângulo de viragem (direcção traseira).
Uma empilhadeira pode ter três ou quatro rodas, a única roda de uma empilhadeira de três rodas está na traseira e as rodas de uma empilhadeira de quatro rodas estão conectadas a um eixo oscilante. O eixo está ligado ao camião e pode, portanto, manter a manobrabilidade. O veículo com quatro rodas tem maior estabilidade, pois o risco de capotamento é menor do que com o camião de três rodas. A suspensão dos eixos aumenta a segurança dos camiões (os amortecedores de vibrações também podem ser montados em camiões de quatro rodas). A capacidade de elevação mais comum é de oito toneladas e até uma altura de seis metros (altura de elevação). No entanto, é possível adquirir caminhões com mastros mais altos (até 12m).