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Artseco
Entrevista com a ARTSECO: 130 metros de estantes para paletes
A ARTSECO revolucionou o mercado da arte na Alemanha com um sistema de armazenamento engenhoso, um trabalho artesanal e um grande amor pela arte. As estantes da TOPREGAL desempenham um papel fundamental neste processo. Encomendou cerca de 130 metros lineares de estantes para paletes com dois ou três níveis para os seus mais de 4.500 metros quadrados de armazenamento de arte em Berlim.
Como é que conheceram a TOPREGAL?
Miguel Adaro: Estávamos a utilizar cinco sistemas de estantes diferentes de fabricantes diferentes. Isso não funcionou a longo prazo porque algumas empresas faliram e os sistemas individuais estavam demasiado desactualizados. Enquanto pesquisava na Internet por um novo fornecedor, deparei-me com www.topregal.com . É um bom sítio. Os diferentes tipos de prateleiras estão claramente explicados. É fácil visualizar o que é necessário. E as ofertas de amostras facilitam o cálculo.
Porque é que se decidiu conscientemente contra outras empresas de Berlim?
Miguel Adaro: Sempre fui a favor de apoiar as empresas locais. Mas as empresas de Berlim eram simplesmente demasiado caras. Acima de tudo, davam-nos poucas oportunidades de negociação. Nós próprios construímos as prateleiras. Eles não queriam isso e disseram que a montagem estava incluída, o que também explicava o preço elevado. Em contrapartida, a TOPREGAL ofereceu-nos preços muito bons e a promessa de uma entrega rápida. As empresas de Berlim, por outro lado, tinham tempos de espera de cerca de três semanas. Isso não era aceitável para nós.
Marc Handrich: A TOPREGAL foi muito simpática e deu-nos a impressão de que vai continuar a existir nos próximos anos e que podemos facilmente voltar a encomendar o mesmo sistema se nos expandirmos no futuro. Isso é particularmente importante para nós.
Já teve más experiências com o eBay. Como é que foram essas experiências?
Miguel Adaro: Na primavera de 2016, obtivemos muito espaço num prazo muito curto com o nosso novo armazém central em Berlim-Neukölln. E a necessidade de muito espaço de armazenamento surgiu de repente. As galerias aumentaram a sua procura e tivemos de reagir rapidamente. Na altura, a liquidez era também uma questão fundamental para nós. Por isso, procurámos estantes pesadas usadas no eBay.
Marc Handrich: A primeira vez foi um ótimo negócio. Mas a segunda vez foi um fracasso total. É sempre "comprado como visto". Como por vezes se vê no eBay, tínhamos 70 por cento de sucata. Sucata pesada que tínhamos de deitar fora primeiro.


A arte apresenta-se em muitos formatos, formas e materiais. Como é que isso se enquadra nas estantes normalizadas?
Marc Handrich: Para nós, praticamente todas as prateleiras são personalizadas. Simplesmente porque a arte é sempre diferente. Temos quadros grandes e pequenos, esculturas pesadas e instalações delicadas. Cada prateleira tem de ser montada e equipada individualmente. E é por isso que é difícil para nós planear tudo isto com antecedência. É por isso que preferimos ser nós a montar as prateleiras, peça a peça, à medida que precisamos delas para as respectivas obras.
Utilizam as prateleiras tal como são entregues ou efectuam transformações individuais?
Marc Handrich: Montamos duas estantes de paletes nas chamadas estantes duplas, uma atrás da outra, normalmente com uma largura de duas vezes 1,10 metros e um espaço de 30 cm a 50 cm entre elas. Colocamos placas OSB em todo o chão. Nesta construção, utilizamos o nível inferior como prateleiras para quadros de grandes formatos. Colocamos alcatifa nas prateleiras de quadros para permitir que os quadros deslizem para dentro e para fora da arrumação. Para os caixotes de madeira, deixamos o chão de madeira, uma vez que torna os caixotes mais móveis. E graças à barra transversal, o peso das caixas de diferentes pesos pode ser melhor distribuído.
Como é facturada a utilização das estantes?
Miguel Adaro: Chamamos ao nosso conceito "armazenamento de arte insuflável". Insuflável no sentido em que os lojistas só pagam pelo espaço que efetivamente utilizam. No passado, as estantes inteiras eram sempre alugadas, independentemente do que nelas estava armazenado. Graças ao nosso sofisticado sistema de gestão de armazenamento, podemos armazenar quadros de diferentes galerias numa única prateleira. Isto torna as coisas mais económicas para os nossos clientes.
Desenvolveram uma nova oferta especialmente para as galerias. De que se trata?
Miguel Adaro: São cada vez mais as galerias que nos pedem para criar as suas próprias instalações de armazenamento de arte. Queremos desenvolver um novo modelo de negócio a partir deste facto. Elaboramos um plano de armazenamento completo e incluímos as estantes e a montagem no cálculo. As estantes da TOPREGAL são parte integrante do nosso novo serviço.
Que tipo de arte é que armazenam?
Miguel Adaro: Principalmente arte contemporânea, não mestres antigos, porque estas obras requerem um ambiente especial com temperatura e humidade constantes. Temos um Warhol e também um Richter, mas sobretudo obras contemporâneas de artistas em ascensão, como Alicja Kwade, Tony Crack ou Jeppe Hein. Todos estes são artistas modernos que estão atualmente em ascensão e que estão a ser muito badalados nas feiras.
Sede da ArtSeCo numa antiga fábrica de malte
Como avalia a situação atual do mercado da arte?
Miguel Adaro: A arte voltou a ser um objeto de investimento muito procurado. Onde é que o retorno do investimento é tão elevado como na arte? Atualmente, existe uma nova profissão, o art broker, que se ocupa exclusivamente do desenvolvimento dos artistas. E que tem acesso às feiras quando mais ninguém pode entrar nos pavilhões. Fala com as galerias antes mesmo do início da vernissage. E actua em nome dos grandes coleccionadores. O corretor de arte tem cerca de dez investidores solventes à mão e, provavelmente, já tem uma lista de desejos deles. É uma evolução que faz lembrar a todos os que já cá andam há algum tempo os tempos que antecederam o crash de 2007.
A ARTSECO foi muito afetada por esta situação?
Marc Handrich: Estamos a concentrar-nos no armazenamento e no transporte das obras. O nosso interesse pessoal e a nossa paixão pela arte não foram afectados por esta onda.
A Art Service Company GmbH (ARTSECO) foi fundada em 2009, após o fim da crise bancária, que também teve um impacto na cena artística e no transporte de arte. Atualmente, a ARTSECO está representada em feiras de arte em todo o mundo. Em 2012, foi aberto o primeiro armazém de arte em Berlim, de acordo com as diretrizes do VDS. Foi também o maior armazém coletivo em associação com duas outras empresas de transporte de arte na Europa. Como serviço, a ARTSECO opera duas lojas com material de embalagem para o transporte de arte. A formação especializada é regularmente oferecida às galerias de Berlim. Para além das três localizações em Berlim, a ARTSECO tem também uma sucursal em Neuss.www.artseco.de