-
Técnica/Serviço
-
Marcas
-
Informações
-
Referências
Artseco
Entrevista com a ARTSECO: 130 metros de porta-paletes
A ARTSECO virou o mercado de arte na Alemanha de cabeça para baixo com um sofisticado sistema de armazenamento, habilidade artesanal e um grande amor pela arte. As estantes da TOPREGAL têm um papel importante neste processo. Você encomendou cerca de 130 metros corridos de porta-paletes com dois ou três níveis para as suas instalações de armazenamento de arte em Berlim, que cobrem mais de 4.500 metros quadrados.
Como você descobriu sobre o TOPREGAL?
Miguel Adaro: Finalmente estávamos usando cinco sistemas diferentes de prateleiras de diferentes fabricantes. A longo prazo, isso não funcionou mais porque algumas empresas saíram e os sistemas individuais estavam muito desatualizados. Quando estava à procura de um novo fornecedor na Internet, deparei-me www.topregal.com . Esse é um bom local. Os tipos individuais de prateleiras são explicados claramente. Você pode visualizar facilmente o que precisa. E as ofertas de amostra tornam mais fácil o cálculo.
Por que decidiu conscientemente contra outras empresas de Berlim?
Miguel Adaro: Eu sempre fui a favor de apoiar as empresas locais. Mas as empresas de Berlim eram simplesmente demasiado caras. Acima de tudo, eles nos deixaram poucas oportunidades de negociar. Nós mesmos construímos as prateleiras. Eles não queriam isso e disseram que a assembléia estava incluída, o que também explicava o alto preço. Em contraste, TOPREGAL nos ofereceu preços realmente bons e a promessa de entrega rápida. As empresas de Berlim, por outro lado, tiveram tempos de espera de cerca de três semanas. Isso não era aceitável para nós.
Marc Handrich: TOPREGAL abordou-nos de uma forma muito amigável e deu-nos a impressão de que continuaria a existir nos próximos anos e que se nos expandirmos no futuro, seremos capazes de reordenar o mesmo sistema sem qualquer problema. Isso é particularmente importante para nós.
Você já tinha tido experiências ruins com Ebay. Como é que eles eram?
Miguel Adaro: Na Primavera de 2016, com o nosso novo armazém central em Berlim-Neukölln, temos muito espaço em cima da hora. E a necessidade de muito espaço de armazenamento de repente estava lá. As galerias aumentaram a sua procura e tivemos de reagir rapidamente. Naquela época, a liquidez também era uma questão central para nós. Então, procurámos no Ebay por prateleiras pesadas usadas.
Marc Handrich: A primeira vez foi realmente um bom negócio. Mas a segunda vez correu completamente mal. Eles dizem sempre "comprado como visto". Como você às vezes sabe pelo Ebay, nós tínhamos 70% de sucata. Sucata de metal pesado que tivemos de eliminar primeiro.
A arte tem muitos formatos, formas e materiais. Como é que isso se encaixa com as prateleiras estandardizadas?
Marc Handrich: Connosco, praticamente todas as prateleiras são individuais. Simplesmente porque a arte é sempre diferente. Temos quadros grandes e pequenos, esculturas pesadas e instalações delicadas. Cada prateleira tem de ser montada e equipada individualmente. E é por isso que é difícil para nós planeá-lo exactamente com antecedência. É por isso que preferimos montar as prateleiras nós mesmos, peça por peça, tal como precisamos delas para as respectivas obras.
Você usa as prateleiras à medida que elas são entregues ou faz modificações individuais?
Marc Handrich: Montamos duas prateleiras de paletes nas chamadas prateleiras duplas uma atrás da outra, geralmente com uma largura de duas vezes 1,10 m e depois um espaço de 30 cm a 50 cm no meio. Em todo o piso colocamos placas de OSB. Nesta construção, utilizamos o nível inferior como prateleiras de imagens para grandes formatos. Nos compartimentos dos quadros colocamos o tapete para deslizar os quadros para dentro e para fora do armazém. Com caixas de madeira, deixamos o chão de madeira porque as caixas são então mais móveis. E graças à travessa, o peso das caixas de diferentes pesos pode ser melhor distribuído.
Como se cobra pelo uso das prateleiras?
Miguel Adaro: Chamamos ao nosso conceito de "armazém de arte insuflável". Insuflável no sentido em que os inquilinos realmente só pagam pelo espaço que realmente utilizam. No passado, caixas inteiras de prateleiras eram sempre alugadas, independentemente do que nelas se encontrava armazenado. Graças ao nosso sofisticado gerenciamento de armazenamento, podemos armazenar imagens de diferentes galerias juntas em uma única prateleira. Isto torna as coisas mais baratas para os nossos clientes.
Você desenvolveu uma nova oferta especialmente para galerias. Do que se trata?
Miguel Adaro: Cada vez mais galerias nos pedem para montarmos as suas próprias instalações de armazenamento de arte. Queremos desenvolver um novo modelo de negócio a partir disto. Elaboramos um plano de armazenamento completo e incluímos as prateleiras e a sua montagem no cálculo. As estantes TOPREGAL são parte integrante do nosso novo serviço.
Que tipo de arte você armazena?
Miguel Adaro: A maior parte é arte contemporânea, não velhos mestres, porque estas obras requerem um clima ambiente especial com temperatura e humidade constantes. Temos um Warhol e um Richter, mas principalmente obras contemporâneas de artistas emergentes como Alicja Kwade, Tony Crack ou Jeppe Hein. Todos estes são artistas modernos que estão em ascensão e que estão a ser hipnotizados nas feiras.
Como você avalia a situação atual no mercado de arte?
Miguel Adaro: A arte se tornou novamente um objeto de investimento procurado. Onde está o retorno tão grande como na arte? Hoje existe a nova profissão de corretor de arte, que lida exclusivamente com o desenvolvimento dos artistas. E quem tem acesso às feiras quando mais ninguém pode entrar nos salões. Ele fala com as galerias mesmo antes da verdadeira vernissage acontecer. E ele age em nome de coleccionadores de topo. O corretor de arte tem cerca de dez investidores ricos em suas mãos e provavelmente já tem uma lista de desejos deles. Este é um desenvolvimento que lembra alguém que já está por perto há algum tempo antes do acidente de 2007.
A ARTSECO é fortemente afectada por isto?
Marc Handrich: Nós nos concentramos no armazenamento e transporte das obras. Nosso interesse pessoal e nossa paixão pela arte permanecem inalterados pela propaganda.
A Art Service Company GmbH (ARTSECO) foi fundada em 2009 após o fim da crise bancária, que também afetou o cenário artístico e os transportes de arte. Hoje, a ARTSECO está representada em feiras de arte em todo o mundo. Em 2012, foi inaugurado em Berlim o primeiro armazém de arte de acordo com as diretrizes da VDS. Foi também o maior armazém colectivo em associação com duas outras empresas de transporte de arte na Europa. Como serviço, a ARTSECO opera uma loja online com material de embalagem para transporte de arte. www.artseco-shop.de. Cursos de formação especializada são oferecidos regularmente para galerias de Berlim. Para além de três localizações em Berlim, a ARTSECO tem uma filial em Neuss.www.artseco.de